Projeto Observatório

A partir de agora, vocês poderão acompanhar as atividades desenvolvidas no Projeto Observatório seguindo o blog:

Projeto Observatório

Ou clicando no link de Projetos Especiais na barra lateral de nosso blog. Confiram!

Desejo a você

A professora Cláudia de português trabalho o texto abaixo com as 6.ª séries. A ideia é que cada aluno redija o seu próprio "desejo a você". Para começar, leiam o texto de Carlos Drummond de Andrade, apreciem o vídeo da orquestra tocando o Bolero de Ravel e publiquem um comentário desejando uma música para os colegas. Não esqueçam de colocar o link do YouTube, o nome e a série!
 
 
Desejo a você
Fruto do mato, cheiro de jardim, namoro no portão, domingo sem chuva, segunda sem mau humor, sábado com seu amor, filme do Carlitos, chope com amigos, crônica de Rubem Braga, viver sem inimigos, filme antigo na TV, ter uma pessoa especial e que ela goste de você.


Música de Tom com letra de Chico, frango caipira em pensão do interior, ouvir uma palavra amável, ter uma surpresa agradável, ver a banda passar.


Noite de lua cheia, rever uma velha amizade, ter fé em Deus... Não ter que ouvir a palavra não nem nunca, nem jamais e adeus.


Rir como criança, ouvir canto de passarinho, sarar de resfriado, escrever um poema de amor, que nunca será rasgado.


Formar um par ideal, tomar banho de cachoeira, pegar um bronzeado legal, aprender uma nova canção... Esperar alguém na estação.


Queijo com goiabada, pôr-do-sol na roça... Uma festa, um violão, uma seresta. Recordar um amor antigo, ter um ombro sempre amigo, bater palmas de alegria.


Uma tarde amena, calçar um velho chinelo, sentar numa velha poltrona, tocar violão para alguém, ouvir a chuva no telhado, vinho branco, Bolero de Ravel e ...


...muito carinho meu.


Mais ou menos

"A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos.
Tudo bem...

O que a gente não pode mesmo,
nunca, de jeito nenhum,



é amar mais ou menos,

é sonhar mais ou menos,

é ser amigo mais ou menos,

é namorar mais ou menos,

é ter fé mais ou menos

e acreditar mais ou menos.
 
 
Senão a gente corre o risco de se tornar
uma pessoa mais ou menos"


(Chico Xavier)

Após refletir sobre essa mensagem, publique um comentário sobre o que você acha que pode ou deve acontecer na escola para que este ano seja muito mais "mais" do que "mais ou menos"! (Não esqueça de colocar seu nome e série)

ASA DE DRAGÃO!

Poesia da aluna Gabriele da 5ª E - 2011.


Benção, minha mãe - Michelle Graff

Confiram o texto produzido pela aluna da 8.ª série E, Michelle Graff!



Equipe Super Emef



Vídeo elaborado com fotos dos alunos do 3.º ano C para o projeto Metrópole Digital.

Caminhos que nos levam a Escola



Produção com fotos realizada pelos alunos monitores para o projeto Metrópole Digital.

Avaliação do 1.º Semestre

Queridos alunos,

O primeiro semestre já acabou! Nesse período, realizamos muitas atividades. Lembrando desde o começo do ano, qual atividade vocês mais gostaram? E por quê? Publiquem um comentário respondendo a essas perguntas. Sua opinião é muito importante!

EMAIL

Realizamos uma atividade com email. Anexar arquivos, enviar mensagem, criar um email.
Você conseguiu realizar a atividade? Porquê? Você considera o email importante? Você o utiliza normalmente? Faça aqui a sua avaliação.

Hora do Planeta 2011!


A Hora do Planeta foi crida pela WWF - uma organização de conservação da natureza - com a intenção de fazer com que pessoas, empresas e até cidades inteiras apaguem as luzes durante uma hora num dia determinado. Essa é uma ação simbólica para nos lembrar que devemos economizar energia elétrica e que devemos nos preocupar com questões ambientais como o aquecimento global, por exemplo.

Esse ano a Hora do Planeta será realizada no dia 26 de março, sábado, das 20:30 às 21:30. Você também pode participar apagando as luzes da sua casa nesse horário combinado! E então, o que você achou dessa ideia? Pretende fazer parte?

Dia Mundial da Água

No dia 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Água com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o uso coerente desse recurso tão importante para a nossa vida. A ONU instituiu também a Declaração Universal dos Direitos da Água que apresenta medidas, sugestões e informações para cuidarmos melhor da água em nosso planeta. Deem uma olhadinha nos artigos do texto abaixo:

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

E você? O que está fazendo para contribuir com a utilização consciente da água?

Projeto "Nas Ondas do Rádio" chegando...